Estamos chegando quase na metade do mês de abril e com várias obrigações para os escritórios contábeis cumprirem em meio às entregas do Imposto de Renda. No próximo dia 21, ainda há o feriado de Tiradentes, o que deixa a rotina ainda mais corrida.
As obrigações acessórias são documentos de frequência mensal, trimestral ou anual, com dados sobre uma empresa, que precisam ser gerados e enviados aos órgãos fiscalizadores.
As declarações acessórias têm como objetivo mostrar ao governo todas as informações sobre receita efetiva, impostos apurados e também no que diz respeito à parte trabalhista, como folhas de pagamento e encargos gerados.
Ainda dentro das obrigações acessórias, existem também aquelas ligadas às atividades econômicas de algumas empresas, tais como dos setores imobiliários e da saúde.
A seguir, anote na sua agenda os prazos e as obrigações.
Obrigações da segunda quinzena de abril
Dia 17, segunda-feira
- EFD Contribuições – para o PIS/Pasep e À Cofins – Pessoas Jurídicas sujeitas à tributação do Imposto de Renda – Contribuição Previdenciária sobre a Receita. Pessoas jurídicas que desenvolvam atividades relacionadas nos arts 7º e 8° da Lei n° 12.546, de 2011.
Dia 20, quinta-feira
- PGDAS-D – Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional
Dia 25, terça-feira:
- DCTF Mensal – Declaração de Débitos e Créditos Tributários – Mensal
Dia 28, sexta-feira:
- DOI – Declaração Sobre Operações Imobiliárias;
- DME – Declaração de operações Liquidadas com Moeda em Espécie
Fonte: www.jornalcontabil.com.br