Com PIX, empresas economizam tempo com folha de pagamento

A tecnologia gera 90% de economia de tempo operacional, liberdade bancária para o trabalhador e contribui para que as instituições cumpram suas metas ESG

A adoção do pagamento de salários e benefícios por PIX gera economia de até 90% na gestão da folha de pagamento das empresas. Os dados são da Employer Recursos Humanos, que afirma que a adoção da tecnologia contribui também para que as instituições alcancem suas metas de sustentabilidade, responsabilidade social e governança corporativa (ESG – Environmental, Social and Governance).

[caption id="attachment_108769" align="alignleft" width="597"] Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil[/caption]

Wagner Silva, diretor de tecnologia da empresa, explica que o setor financeiro e o Departamento Pessoal enfrentam desafios importantes para garantir que os pagamentos de salários e benefícios ocorram de maneira precisa e pontual. Entre os desafios estão a proteção de dados, complexidade dos processos, diversidade de meios de pagamento e conformidade com a legislação vigente.

Segundo o executivo, além de dar mais agilidade e simplificar os processos internos, o PIX também oferece maior liberdade bancária para os trabalhadores, permitindo que escolham o banco e a conta para receberem seus salários e benefícios.” Ao adotar os princípios ESG, as empresas buscam operar de forma sustentável, reduzindo seu impacto ambiental, promovendo a equidade social e adotando boas práticas de governança corporativa. Essa abordagem visa criar valor a longo prazo, diminuir riscos e fortalecer a imagem da empresa”, explica Silva.

Ele explica que, nesse sentido, o conceito de “conforto financeiro” tem sido promovido, permitindo que os colaboradores tenham a oportunidade de escolher o banco para receber seus salários, inclusive a opção de trocar a conta sem aviso prévio. Além disso, os trabalhadores podem optar por contas digitais, que geralmente têm menores taxas de juros e podem rentabilizar diariamente o saldo em conta corrente.

Com a plataforma, as empresas fazem a gestão de pagamentos, que pode ser feita em lote em qualquer dia e horário, incluindo fora do expediente bancário. “A tecnologia permite a gestão de comprovantes de pagamento disponíveis para consulta e redução de custos operacionais, especialmente em relação às altas tarifas bancárias dos bancos tradicionais. Além disso, permite o pagamento em um único lote, com pagamentos de todos os CNPJs e bancos de uma só vez, centralizando as demandas existentes entre RH e financeiro de forma integrada”, destaca Renata.

por Employer