Como atrair e reter novos talentos na área contábil

Atrair talentos para compor a equipe não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, torna-se um desafio selecionar e escolher os profissionais que atendam aos requisitos esperados. A rotatividade em empregos é justamente um dos motivos que dificultam selecionar talentos para montar um time contábil.

Nesse sentido, a atração de talentos bem-feita provoca resultados positivos para o negócio e eles ficam evidentes para a empresa. Portanto, aplicar estratégias para atrair profissionais talentosos é bastante benéfico.

Aliás, agregar novos talentos é fundamental para a sobrevivência do negócio. No segmento contábil não é diferente. Quem atua no setor sabe como pode ser difícil contratar e manter profissionais que reúnam competências e habilidades específicas.

Muitos empresários contábeis questionam o fato de empregar horas de treinamento e investimento em cursos para, em menos de 1 ano, o funcionário pedir demissão e começar a trabalhar na concorrência.

Mas, onde é que você está errando? Como atrair novos talentos? Acompanhe a leitura a seguir que vamos dar algumas dicas.

Estratégias para atrair novos talentos

Mesmo que o escritório contábil não consiga competir com a remuneração de grandes empresas, ele pode investir em diferenciais que valorizam os colaboradores. Veja a seguir algumas estratégias.

1. Ofereça oportunidades de crescimento

Essa é uma das prioridades dos profissionais. Eles não suportam a ideia de ficarem estagnados no mesmo cargo, com as mesmas atribuições, por muito tempo. Daí a importância do contador do futuro investir no seu time, oferecendo oportunidades para assumir novos desafios e responsabilidade.

Além disso, invista na construção de planos de carreira, cargos e salários, para que a jornada de crescimento seja transparente para todos.

2. Amplie o leque de benefícios

Vale alimentação, vale transporte, convênios com farmácias e academias e bolsas de estudos: essas são alguns dos benefícios comuns oferecidos pela maioria das empresas.

 Neste contexto, uma boa maneira de se destacar como empregador é apresentar benefícios extras, que não são oferecidos com frequência.

Crie políticas que atraiam esses profissionais para sua equipe e depois crie novas políticas que retenha os mais talentosos e ágeis para continuarem atuando com você. Com ações simples, o contador do futuro pode conquistar os melhores talentos e manter o seu time focado.

Vamos dar dois exemplos bem simples. Que tal motivar a equipe, após a entrega das obrigações, e como forma de agradecer o esforço, promover um happy-hour? Ou então fazer sorteios de brindes? Além de descontrair é uma motivação para o colaborador melhorar cada vez mais.

3 – Ofereça desafios

Os bons profissionais querem se sentir desafiados, e talvez esta seja a melhor forma de atrair talentos para sua equipe.

Nessa linha, projetos inovadores e interessantes são a chave para atrair e  reter os melhores e mais preparados profissionais. É através destes projetos que você irá saber se realmente o candidato escolhido está preparado e se merece uma responsabilidade maior. Afinal, para ser líder de mercado e ter os melhores talentos é preciso correr riscos.

Ofereça as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das habilidades e para que os desafios sejam assumidos. Nessa horas, os melhores talentos vão se destacar.

4. Valorize o comportamento da empresa

Para atrair novos talentos, é muito importante destacar quais são os propósitos, valores e missão da empresa. Essas informações devem estar claras para o candidato, inclusive na hora do recrutamento.

Nesse sentido, o colaborador precisa se identificar com os requisitos da vaga e também com a cultura do lugar.  Afinal, o bom relacionamento entre empresa e profissional começa na compatibilidade.

O que motiva os talentos?

O excelente resultado da empresa e o alto nível de satisfação dos colaboradores são fatores que estão interligados. Portanto, manter a motivação e o engajamento do funcionário é crucial.

O que motiva um talento a querer fazer e dar o seu melhor pode variar de pessoa para pessoa. Mas existem alguns elementos que ajudam nessa tarefa como, por exemplo:

  • Lideranças inspiradoras;
  • Boa comunicação;
  • Expectativas de crescimento;
  • Segurança e estabilidade no trabalho;
  • Metas e desafios;
  • Reconhecimento pessoal e financeiro.

Estes são apenas alguns dos fatores que irão atrair talentos e encorajar o profissional a se aperfeiçoar continuamente para atingir os objetivos.

Fonte: Jornal Contábil .