Como se organizar para o Imposto de Renda 2023?

O Imposto de Renda 2023 de Renda deve ter suas regras divulgadas no final do mês de fevereiro e começará a ser enviado em março, é preciso saber como se organizar para esta obrigação.

Portanto, os contribuintes devem começar a se preparar para realizar o envio do IR este ano, é preciso ter planejamento e organização.

Imagem: freepik / editado por Jornal Contábil

Para realizar o envio do Imposto de Renda em 2023 a organização é fundamental, saiba como enviar esta obrigação acessória anual!

Vantagens de enviar o IR no início

Nunca é interessante deixar as coisas para serem feitas em cima da hora, tudo planejado é melhor. Com IR isso não é diferente.

O contribuinte que se planeja para realizar o envio do seu Imposto de Renda em 2023, pode ter diversos benefícios.

Veja algumas das vantagens para quem envia o IR no início:

  • Recebe a restituição antes;
  • Tem mais tempo para retificar sua declaração em caso de erros;
  • Não paga multa por atraso;
  • Foge das falhas que acontecem no site devido ao grande número de acessos.

Lembrando, o prazo de envio para o Imposto de Renda de 2023 deve ter início somente em março e terminar só no final do mês de abril deste ano.

Como se organizar para o Imposto de Renda 2023?

Como foi mostrado acima, o envio logo no início do Imposto de Renda pode ser vantajoso, porém, para enviar com rapidez, será preciso organização.

Se organizar significa estar preparado quando chegar a hora, evitando erros e trazendo mais agilidade para o envio do seu Imposto de Renda de 2023.

Veja algumas dicas para se organizar e enviar seu IR este ano:

  1. Separe todos os documentos fundamentais para envio da sua declaração, comprovantes de pagamento, comprovantes de identificação, tudo! Separe todos os documentos seus e de seus dependentes.
  1. Realize uma pesquisa e veja se é mais vantajoso realizar uma declaração de Imposto de Renda conjunta ou separada em 2023 com seu cônjuge.
  1. Verifique qual é o melhor modelo de declaração para você enviar, a completa é mais indicada para quem mais despesas dedutíveis e dependentes.
  1. Organize todos seus informes de rendimentos para não ter problemas no Imposto de Renda de 2023.
  1. Eleve o nível de segurança da sua conta Gov.br para Nível Ouro. Desta maneira será possível utilizar a sua declaração pré-preenchida, portanto, você só terá que editar as informações de 2022 e incluir algumas novas.

Portanto, se organize, separe toda documentação e esteja devidamente preparado para enviar a sua Declaração de Imposto de Renda de 2023 (ano-base 2022).

Fonte: Jornal Contábil .