Onde encontrar o número da nota fiscal eletrônica?

Dentro de uma empresa, a emissão de um documento fiscal é uma obrigatoriedade e, com ela, a Nota Fiscal (NF) se faz presente, auxiliando no controle das transações de compra e venda de qualquer negócio.

Além disso, a Nota Fiscal possibilita que o governo tenha controle das transações comerciais que ocorrem no País. Para gerar uma nota, é necessário identificar as atividades que a empresa exerce através da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).

Sem definir o respectivo CNAE, não é possível emitir a NF, e esse é um problema que pode causar prejuízos ao seu negócio.

Contudo, você sabe onde encontrar o número de uma nota fiscal emitida? Acompanhe a leitura e descubra essa informação e muito mais.

O que deve constar na Nota Fiscal?

Dentre as principais informações que devem constar neste documento estão:

  • a intitulação “Nota Fiscal de Venda a Consumidor”;
  • número de ordem e da via, com série e subsérie;
  • nome do titular, endereço e os números de inscrição, estadual e do Cadastro Geral de Contribuinte do estabelecimento emitente;
  • discriminação da mercadoria: quantidade, marca, tipo, modelo e demais características que permitam a identificação;
  • valores e outros custos cobrados, além do total da operação;
  • nome, endereço e os números de inscrição estadual e CNPJ do impressor do documento, data e quantidade de impressão; e
  • número de ordem do primeiro e do último documento, com série e subsérie, além do número da Autorização de Impressão de Documentos Fiscais.

O que é a série da Nota Fiscal?

É uma sequência numérica que vai de 000.001 a 999.999. O número de série serve para identificar o modo de emissão e fazer o controle das saídas, por isso pode chegar até 999.999. Após esse limite, a numeração é reiniciada.

Vale lembrar que essa numeração é emitida pelo seu sistema de emissão de Notas Fiscais e não deve ser criada manualmente, ou seja, sem o auxílio de um programa específico para isso.

Todavia, os números de 890 a 899 são exclusivos para emissão de nota fiscal eletrônica avulsa e uma observação importante é que a numeração de 900 a 999 é utilizada apenas pelo SCAN – Sistema de Contingência do Ambiente Nacional.

Afinal, onde fica o número da Nota Fiscal?

O número fica localizado no canto superior do DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica). Esse documento não serve propriamente como Nota Fiscal, mas é ele que apresenta as principais informações que estarão dispostas na nota original.

Assim, inclusive, a nota eletrônica pode substituir o papel físico e geralmente tem seu envio via SMS ou e-mail.

Quais as penalidades para quem não emite a nota fiscal?

A não emissão de Nota Fiscal configura crime contra a ordem tributária, com prisão de 2 a 5 anos e multa. Pessoas físicas e jurídicas podem realizar a emissão da NF-e.

Portanto, é importante conhecer o maior número de informações que circulam nos documentos da empresa para não arriscar sofrer processos judiciais e para poder garantir a segurança da organização.

Fonte: Jornal Contábil.